O que quero dizer com isso? Que os alunos não sejam meros observadores das mídias (jornal, tv, sites, blogs, etc), mas que participem, sejam os protagonistas.
Mais uma vez discuto aqui a importância de profissionais da área de comunicação nas escolas, possibilitando aos alunos e professores uma visão prática das mídias. Além de ler jornais diários locais e nacionais, assisitr a programas televisivos, pesquisar blogs e sites que abarcam diversos assuntos, os educandos devem produzir seus próprios programas, seus jornais murais, rádios notícias, blogs e tudo mais que envolve as mídias. Assim educar fica mais prazeroso, mais alegre e muito mais atual. A lousa é importante, o professor é imprescindível e a orientação e supervisão de um profissional da área de comunicação (jornalista, por exemplo) é necessária para fazer que as atividades sejam empreendidas de forma correta e não improvisada, como acontece em muitas instituições de ensino.
Lendo um site muito interessante "Educar para Crescer", vi essa notícia que me deixou preocupada e ao mesmo tempo esperançosa de que há meios de mudar o uso das mídias e valorizá-las como elas merecem. Os alunos e professores agradecem com certeza. Eis a notícia:
Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, doutora em Educação e coordenadora do programa de Gestão Escolar e Tecnologias, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, afirma que as escolas não exploram todo o potencial que a tecnologia oferece. “É nesse contexto que surge a importância da formação não só para o professor mas também para os funcionários, para que a tecnologia não seja utilizada só em sala de aula, mas faça parte do coletivo."
Na prática, a especialista explica que é preciso que o educador atribua sentido aos equipamentos em seu trabalho. É só a partir do momento em que incorporamos as novas mídias que valorizamos seu uso.
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